Um dia eu estava em uma apresentação do cantor gaúcho Humberto Gessinger e ele, ao cantar a música "pose", da sua antiga banda Engenheiros do Hawaii, fez uma seguinte sugestão ao público: "quero ver todo mundo desafinando comigo". Em um show, isso é muito incomum de acontecer. Depois parei e pensei no sentido daquela frase: "desafinar do coro dos contentes", que é um trecho cantado na música.
O que seria desafinar? Desafinar está totalmente ligado a uma desarmonia sonora que, aos ouvidos de outras pessoas, não é nada digno de elogios.
Humberto estava ali, cantando sua composição, dizendo: quem está contente não liga muito para a técnica. Vamos cantar sem se importar muito com o julgamento alheio. Cante sem se importar se a sua alegria faz sentido para outras pessoas.
A alegria é uma emoção, e ela tem como função promover um aumento do vínculo afetivo nas comunidades sociais. Quando estamos alegres, mostramos que conseguimos fazer uma leitura e uma absorção de acontecimentos que, para nós, são agradáveis. Além disso, a alegria é contagiante. Uma das formas de expressar a alegria é cantando. Quem nunca foi tomar banho e se sentiu um artista cantando músicas debaixo do chuveiro?
Eu acho que essa é a ideia. Desafinado o coro dos contentes. Todos cantando juntos, em alegria, se conectando emocionalmente uns com os outros. Aproveitar o momento de alegria sem se preocupar com muita coisa, sem ligar muito para o que os outros vão achar.
E você, como tem costume de expressar a alegria? Você já percebeu como a emoção alegria se expressa em você?